-
Arquitetos: PERIPHERIQUES Marin+Trottin Architectes
- Área: 12590 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luc Boegly, Pierre-Louis Mabire
-
Fabricantes: IASO, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dedicado ao ensino técnico dos ofícios da construção, o Eco Campus du Grand Paris se inscreve no processo de transformação urbana do Domaine Chérioux, localizado na cidade de Vitry-sur-Seine, na região metropolitana de Paris. Ao terreno, em forma de triângulo obtuso de 150m por 50m, precedentemente repartido pelo cruzamento de duas travessas orientadas norte-sul, o projeto acrescenta uma travessa de orientação este-oeste, bissetriz da composição. Os seis blocos resultantes dessa operação formam uma pequena cidadela, cuja rua central estrutura a ocupação e anima o uso do espaço.
O Eco Campus é um centro de formação para trabalhadores da construção civil. Ele reúne futuros encanadores, eletricistas, pintores e outros ofícios. Construir um espaço para treinar aprendizes da construção permite colocar em perspectivas as técnicas transmitidas dentro do edifício que abriga seu ensino. O edifício se mostra, assim, como aplicação prática do saber transmitido dentro dele: uma maneira eficaz de aliar o rigor da construção à demonstração simples de sua aplicação.
A rua interior habitada, que tangencia o pé direito duplo dos ateliês do piso térreo, federa, reúne, distribui os fluxos e organiza o sítio. Sua cobertura é feita de balões ETFE, suportados por uma estrutura treliçada de madeira engenheirada, com encaixes tradicionais.
Os tijolos à tição, assentados na largura da parede, com pequenas saliências entre cada fiada, fazem vibrar a superfície das fachadas. A materialidade da alvenaria cria, ao mesmo tempo, a coerência entre o conjunto do Eco Campus e os edifícios industriais do Domaine de Chérioux.
Metáfora das fábricas que existiram anteriormente neste bairro, o projeto, com sua galeria coberta, reinterpreta as plantas anguladas e o gabarito escalonado das construções das antigas periferias, fundando assim um lugar que é ao mesmo tempo contemporâneo e inscrito na história.